Tratamento de Dores Crônicas

Serviços

Dores Crônicas

Sentir dor pode ser comum, mas não é normal!

A dor é um mecanismo de defesa do corpo humano. É um sinal de que algo não está bem no nosso organismo, e funciona como um alerta de doenças.

A dor deve ser tratada como um alarme, e não como um incômodo habitual, frequente, forte e sem causa aparente. As dores podem ser causadas por lesões no nervo, inflamação, problemas na circulação e oxigenação sanguínea, esforço repetitivo, déficit nutricional, imunidade baixa, toxicidade no organismo, alimento potencialmente alergênico, doenças subjacentes, entre outros fatores.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), as dores atingem 42% da população mundial, com incidência de mais de 51% em idosos.

A dor é um sintoma subjetivo, cuja intensidade varia muito de pessoa para pessoa. Uma mesma doença pode causar uma dor incapacitante em uma pessoa e uma dor apenas moderada em outra.

De acordo com as suas características, as dores podem ser classificadas como agudas ou crônicas. Veja abaixo qual a diferença de dores agudas e crônicas.

Dores Agudas

A palavra “agudo” significa algo intenso, afiado. As dores agudas seguem essa linha, são repentinas e bem intensas. Geralmente, elas ocorrem após algum trauma, acidente, ferimento ou após algumas intervenções cirúrgicas e outros procedimentos.

As dores agudas são como respostas do corpo às intercorrências e podem durar horas, dias e até semanas. Alguns exemplos são as dores de cólicas menstruais, dores após torções, quedas e cortes, além de outras, como as dores causadas por um quadro de apendicite ou pedras nos rins.

Dores Crônicas

As dores crônicas são aquelas nas quais o indivíduo sente uma dor constante, que pode durar meses ou até mesmo anos, caso um tratamento adequado não seja procurado.

Embora a sensação de dor seja individual e subjetiva, a revista científica News Medical, classificou em um artigo as piores dores que um ser humano pode sentir. São elas:

  • Fibromialgia;
  • Dor de cabeça em salvas e Enxaqueca;  
  • Herpes-zóster;
  • Fratura óssea;
  • Ataque cardíaco;
  • Artrite;
  • Pedra nos rins;
  • Apendicite;
 

Agora, falando sobre a nossa realidade, listamos também os quadros de dores mais frequentes aqui no Instituto Faustino:

  1. Fibromialgia 

É caracterizada por uma dor generalizada, que invade o corpo todo de uma vez, de forma intensa e persistente. Esta síndrome atinge principalmente, mulheres entre 30 a 55 anos. As dores podem ser acompanhadas de um cansaço extremo, distúrbios do sono, tonturas, ansiedade e depressão.

  1. Dor de cabeça em salvas e Enxaqueca

A enxaqueca é mais comum, mas a cefaleia em salvas é considerada uma dor de cabeça pior que a enxaqueca. Outra característica que as diferem é que enquanto a enxaqueca atinge na sua maioria as mulheres, as dores de cabeça em salvas atingem os homens, principalmente, a partir dos 30 anos.

Quando não é realizado um acompanhamento adequado, a frequência destas dores pode ser até mesmo diária e incapacitante para algumas pessoas.

  1. Artrite Reumatoide

A Artrite Reumatoide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. A causa é desconhecida e atinge as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos, e sua incidência aumenta com a idade.

Além da dor, esta doença pode vir com outros sintomas, como edema, calor e vermelhidão. Os locais do corpo mais afetados são: mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros e coluna cervical.

  1. Endometriose 

Este é um problema que atinge somente as mulheres, pois se trata do endométrio, uma película fina que envolve o útero. O que acontece nessa doença é que essa película fina passa a crescer para fora do útero, causando uma dor muito intensa, incapacitando a mulher para fazer inúmeras atividades. A endometriose pode ficar mais intensa no período menstrual, ao urinar ou depois da relação sexual. Este problema também pode causar infertilidade nas Mulheres.

Tratamentos para aliviar as dores crônicas

Sabe o que a maioria das dores tem em comum? A inflamação. E muitas vezes este é o ponto de partida.

  • Combate à inflamação: Um corpo com uma inflamação sistêmica é o terreno biológico perfeito para o aparecimento das doenças e dores. Por isso é tão importante combater esta condição, que origina tantos sintomas, para assim restabelecer a Qualidade de Vida.

Dentre as nossas Terapias para combater a inflamação, destacam-se a Terapia Imunológica e a anti-inflamatória, soroterapia, suplementação com substâncias como a Curcumina.

  • Desintoxicar o organismo: Outro passo importante para tratar as dores é limpar quaisquer toxinas do terreno biológico.

 

Os nossos órgãos, em especial o fígado, o intestino e os rins têm a função de eliminar diariamente as toxinas do nosso organismo. Entretanto quando a quantidade é muito grande, nossos órgãos não conseguem dar conta de excretá-las em sua totalidade, gerando o acúmulo das toxinas no corpo. Este armazenamento de toxinas altera e prejudica o processo metabólico, interfere na absorção dos nutrientes, gera um desequilíbrio funcional e, consequentemente, causa danos ao organismo, o que provocará o surgimento das doenças e dores.

O Detox Intestinal, Soro Quelação, Reposição de Antioxidante se destacam para esta finalidade.

 

  • Tratamentos locais: No caso de dores causadas por esforço repetitivo, postura inadequada e desgastes em tecidos e cartilagem, como é o caso da Artrite Reumatoide. A Terapia Regenerativa cumpre o papel de estimular os “fatores de crescimento”, responsáveis por regenerar o local e favorecer a cicatrização.

    A infiltração de Ozônio no local da dor também é um tratamento eficaz. O seu contato com a área afetada é capaz de proporcionar um poderoso efeito analgésico em poucos minutos após o procedimento.

Além destes tratamentos, a prescrição de medicamentos e outras práticas podem ser utilizadas para combater as dores. A Reposição de Melatonina, por exemplo, reduz a percepção da dor. Vale a pena ressaltar que antes de quaisquer tratamentos é realizada uma investigação ampla do estado metabólico e nutricional do paciente, a fim de indicar o tratamento mais assertivo possível.

Conheça mais as nossas Terapias para tratamento das dores: (31)98615-0030

Saiba mais!

Nos acompanhe nas nossas redes sociais!

Izabela Rodrigues

Técnica de Enfermagem e Instrumentadora Cirúrgica atuou na área hospitalar por alguns anos, mas tão logo que descobriu a Medicina Integrativa decidiu aprofundar nos estudos sobre tratamentos funcionais e desde então não saiu mais.

Também é formada em Estética e Cosmetologia pela UNIBH desde 2019, com especialização em Pré e Pós Operatório, Massoterapia e Podologia.

Com propósito de promover a cura através do cuidado, se dedica integralmente a assistência como ferramenta essencial de cura.

Hoje atua na equipe de enfermagem do Instituto Faustino proporcionando aos clientes uma experiência de qualidade e excelência em assistência.

Talita Rodrigues

Médica, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 2014 e Pós graduada em Dermatologia.

Especialista em Dermatologia Clínica e Estética tem como princípio fundamental tratar e cuidar com o mínimo de intervenção possível, realçando a beleza natural com leveza e durabilidade.

É palestrante e professora em cursos de especialização, especialmente na condução da prática clínica e aperfeiçoamento de outros profissionais.

Adriana Araújo

Descobriu sua paixão pelo cuidado com o próximo desde cedo, sempre prezando pelo carinho e o amor às pessoas ao seu redor, se formou como Técnica de Enfermagem e há mais de 20 anos desenvolve o cuidado, a prevenção e fomenta a saúde por onde atua.

Buscando novos conhecimentos para aperfeiçoar, ainda mais na área, está graduando em Biomedicina agregando conhecimento a sua vasta prática na área de enfermagem.

Há alguns anos atua no time de enfermagem do Instituto Faustino, levando a melhor técnica e proporcionando um atendimento de excelência e de qualidade à todos, seguindo as práticas Ortomoleculares e da Medicina Integrativa.

Maria Luiza

Estudante do último ano de Nutrição, Graduada em Gastronomia, teve o primeiro contato com a Medicina Integrativa através do Instituto Faustino, sendo assistida pelo Dr. Adriano Faustino e equipe com excelentes resultados.

Após experimentar o cuidado de forma integrativa e eficaz para melhora da sua saúde e mudanças de hábitos que trouxeram resultados jamais experimentados por ela, com a qualidade de vida que buscou durante anos para melhorar a sua saúde, se viu apaixonada pela prática Ortomolecular, momento em que decidiu aperfeiçoar os seus conhecimentos iniciando o curso de Nutrição.

Hoje faz parte do time Faustino e agrega a prática gastronômica de anos na elaboração de planos alimentares, associada ao conhecimento nutricional de forma leve e personalizada para cada cliente do Instituto Faustino.

Danielle Vasconcellos

Graduada em Enfermagem há mais de 17 anos e pós graduada em Saúde Materno-Infantil. Especialista em Amamentação e Cuidados Paliativos, além de diversos cursos na área da saúde da mulher, como Laserterapia aplicada em tratamento de feridas, Atuação plena há mais de doze anos em consultorias e assistência domiciliar, com ênfase em Saúde Materno-Infantil e Amamentação.

Hoje aplica e difundi seus conhecimentos teóricos e práticos como enfermeira assistencial e educadora, garantindo uma assistência integral, personalizada e humanizada, bem como a formação e capacitação de profissionais diferenciados na área em que se especializou.

Gabriella Faria

Graduada em Nutrição pela PUC-MG, especialista em Saúde Gastrointestinal, Modulação Intestinal, Saúde da Mulher (Candidíase, SOP, Endometriose etc), Fertilidade do casal e Nutrição Esportiva.

Atua no Instituto Faustino fazendo acompanhamento nutricional, além de acompanhar tentantes e gestantes (curso Suplementação na Gestação), em todo o processo pré, durante e pós gravidez.

Criadora do Protocolo de Tratamento Definitivo da Candidíase e Mentoria sobre Acne para Profissionais de Saúde

Milta Rocha

Especialista em Saúde Mental e Trabalho pela Newton Paiva e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC.

Atua no Instituto Faustino como Psicóloga Integrativa, buscando aperfeiçoar o acompanhamento completo e personalizado, além de auxiliar numa busca por auto conhecimento e uma integração da mente, corpo e espírito. Atua também como Consultora Organizacional e de Carreira, além de ministrar disciplinas em cursos de Graduação e Pós-graduação, bem como treinamento e desenvolvimento nas áreas de Gestão de Pessoas, Liderança, Saúde Mental e Trabalho, Escolha Profissional e Psicologia Aplicada.

Tem diversos artigos, sobre esses temas, publicados em livros especializados, revistas e jornais. Atua há mais de 25 anos, assessorando empresas e pessoas, fazendo orientações de mais de 30 monografias de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, tem também, participação em Congressos Nacionais e Internacionais como participante, palestrante e coordenadora de mesa.

É responsável por um programa internacional para treinamento de brasileiro nos USA, nas universidades americanas University of California – Irvine e Kennesaw State University – Atlanta, Gerorgia.

Dr. Adriano Faustino

Médico formado há quase vinte anos pela UFMG, Palestrante, Pesquisador e Professor Universitário (já lecionou na UFMG, UNI-BH, FASEH), atuou também como Professor na Pós-Graduação da Fundação Unimed e no Mestrado da Faculdade de Direito Milton Campos.

É Especialista em Geriatria, Nutrologia, Oncologia Funcional, Fisiologia Hormonal e Perícias Médicas.

É Membro do grupo Médico de Longevidade Saudável e Fundador do Ambulatório de Síndrome Metabólica do Município de Betim. Um dos colaboradores no Grupo de Acompanhamento Pós-Cirúrgico de Obesidade – Hospital das Clínicas/UFMG.

Atuou muitos anos em unidades de Pronto Atendimento, coordenou as Unidades de Urgência e Emergência por anos e hoje se dedica ao atendimento Clínico Integrativo. Amante dos livros e sempre dedicado aos estudos, debruça em aperfeiçoar os conhecimentos de forma aprofundada em Medicina Integrativa, Quântica, Prática Ortomolecular, Nutrologia, Fisiologia Hormonal, Oncologia e Geriatria.

Realizou inúmeros cursos na área da Saúde Integrativa, tendo realizado pós graduações e cursos intensivos como Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável, Nutrição Funcional, Termografia Médica, Avaliação Biofísica, Medicina Esportiva, Homeostase Hormonal, Abordagem integrativa do Câncer e Workshops.

Atualiza-se frequentemente e acompanha as tendências de como melhorar a saúde com qualidade de vida, considerado a integralidade e a individualidade de cada pessoa.

Dra. Dayse Faustino

Responsável Técnica pela Equipe de Enfermagem do Instituto Faustino, Especialista em Nefrologia, Gestão e Auditoria em Saúde, Pós-graduada em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase – Prevenção e Tratamento de Doenças relacionadas à Idade – coordenado e ministrado pelo Dr. Lair Ribeiro, Escritora, Advogada e Mestre em Direito Público.

Em sua primeira graduação se dedicou a urgência e emergência, mas sempre primou pela prevenção e promoção da saúde, mesmo estando em um ambiente predominantemente curativista.

Fez diversos cursos e pos graduações em gestão, inclusive em Gestão de Mercado pelo Instituto Caprone e Gestão de Negócios na Faculdade Dom Cabral.

Hoje alia a formação em Saúde e Direito para através de seus conhecimentos proporcionar uma experiência de excelência no atendimento no Instituto Faustino.

Dra. Neide Murta

Dra. Neide Murta, formada em Medicina há 25 anos e em Odontologia há 10 anos, ambas pela UFMG. Realizou sua Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica, se especializando, logo após em Prática Ortomolecular.

Realizou também diversos cursos e treinamentos integrativos da Medicina Funcional, Sistêmica e Ortomolecular, bem como, prática em Terapia Sistêmica Familiar pela Clínica Holon, Terapia Neural Koval (Argentina ), Yosette (Colômbia), Peralta (Argentina), Armin Reher (México), Floril (Equador), Altamirano (Equador), dentre outros que agregam ao acompanhamento para melhora da qualidade de vida. Trazendo para a prática uma integração da mente, corpo e espírito, como forma de curar e prevenir.