Doenças Cardiovasculares

Serviços

O que são as doenças Cardiovasculares?

Doenças cardiovasculares são alterações que afetam a anatomia e/ou o funcionamento do coração, veias e artérias.

Os átrios e ventrículos precisam ter tamanho normal e capacidade de se contrair e relaxar dentro do padrão de normalidade. Assim, os batimentos vão seguir um ritmo adequado, o que indica uma boa saúde cardíaca.

As veias, artérias e outros vasos sanguíneos devem ter a passagem aberta para o sangue circular sem nenhuma obstrução. Tal obstrução pode ser causada pelo acúmulo de placas de gordura nas paredes das células, cálcio e outras substâncias que restringem o fluxo sanguíneo.

A livre circulação sanguínea é vital para a nutrição celular e para o bom funcionamento dos demais sistemas do organismo.

Para que ela ocorra com sucesso, cada parte do sistema cardiovascular deve estar completa e preservada. Qualquer anomalia no sistema pode comprometer sua função, impedir que o sangue receba a quantidade de oxigênio suficiente, aumentando, assim, o risco de eventos graves como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no Brasil. Estima-se que, no país, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 6 casos, em média, ocorra um óbito, conforme estimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

No contexto mundial, o risco de morte prematura ameaça mais de 500 milhões de indivíduos que sofrem com males cardiovasculares em todo o planeta.

Fatores genéticos podem colaborar para este cenário, mas os hábitos poucos saudáveis são os grandes responsáveis por estes números.

Quais os fatores de risco para doenças cardiovasculares?

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) elenca um total de 11 fatores de risco para patologias cardiovasculares.

  1. Idade;
  2. Etnia;
  3. Histórico familiar;
  4. Consumo de álcool em excesso;
  5. Nível de colesterol ruim alto;
  6. Diabetes;
  7. Pressão alta;
  8. Estresse excessivo;
  9. Tabagismo;
  10. Obesidade e Sobrepeso;
  11. Sedentarismo;
 

Como pode ser observado, a maioria destas condições que elevam as chances de alguém sofrer com os males cardiovasculares são mutáveis e podem ser evitadas.

Como prevenir doenças cardiovasculares

Não dá para falar destas doenças sem falar de prevenção. Na maioria das patologias, o estilo de vida determina quais doenças irão se desenvolver ou não, e com as disfunções cardiovasculares não seria diferente.

Afinal, como pode ser observado acima, a maioria das condições, que elevam as chances de alguém sofrer com os males cardiovasculares, são mutáveis e podem ser moduladas no dia a dia.

Saiba como prevenir as doenças cardiovasculares

  • Atividade física regular
 

O sedentarismo é um dos maiores inimigos do coração. O coração bate e ele precisa de um corpo ativo, fortalecido e capaz de protegê-lo. A ausência de movimento coloca a saúde do coração em risco.

  • Alimentação
 

A Gordura Trans é a mais nocivas ao coração e é proibida em países desenvolvidos, ela aumenta o colesterol ruim e diminui o bom. Favorece a resistência à insulina e tem propriedades pro-inflamatórias. Este tipo de gordura faz parte da elaboração de diversos alimentos industrializados, como: biscoitos, sorvetes, chocolate, pizzas, massas congeladas, entre outros. O consumo destes produtos alimentícios deve ser evitado ao máximo.

  • Restringir o consumo de Bebida alcóolica
 

Este hábito está relacionado à hipertensão, alteração no ritmo do coração, disfunções metabólicas e aumento de peso, se tornando um fator de risco para as doenças cardiovasculares.

  • Parar de fumar
 

Isto inclui os cigarros tradicionais e os eletrônicos. O cigarro é um dos maiores agressores da parede que recobre os vasos sanguíneos. As substâncias nocivas presentes no cigarro fazem com que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura.

Há também uma interferência no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta numa maior dificuldade para o sangue circular. Outra questão que deve ser evidenciada é que a cada tragada, ocorre um endurecimento das artérias do fumante, o que sobrecarrega o coração e o obriga a trabalhar mais intensamente.

  • Cuidar da Saúde Mental
 

Para a Medicina Integrativa e Funcional, o corpo é uma máquina perfeita. Como tal, possui todas as suas engrenagens interligadas. 

Todos sabem que fortes emoções, ansiedade, Síndrome do Pânico, etc., podem gerar palpitações, falta de ar e mal-estar. No geral, esses sinais passam assim que a situação se acalma, mas cenários estressantes reiterados podem desencadear sérios problemas do coração, em longo prazo.

  • Sono restaurador: A qualidade do sono pode ser comprometida por uma série de distúrbios. A privação dele, insônia, e distúrbios respiratórios, como a chamada apneia do sono, podem gerar consequências que vão além do desconforto de não ter um sono satisfatório, estão relacionados à problemas cardiovasculares.

    Evidências científicas apontam que estes distúrbios podem induzir arritmias, contribuir para aumentar a pressão arterial, envelhecimento dos vasos, e o risco para a ocorrência do infarto e do AVC.

Tratamento de Doenças Cardiovasculares

O tratamento vai depender do tipo, intensidade e risco que a doença cardiovascular oferece à vida e integridade do paciente. Portanto, o sucesso da terapia está diretamente relacionado a um diagnóstico correto e de preferência precoce.

Seja qual for a terapia prescrita, sempre orientadas por um profissional habilitado, são indispensáveis mudanças nos hábitos do paciente para se obter sucesso no tratamento. Nesse contexto, as dicas preventivas citadas acima servem também para evitar novos episódios e agravos.

Saiba mais!

Nos acompanhe nas nossas redes sociais!

Izabela Rodrigues

Técnica de Enfermagem e Instrumentadora Cirúrgica atuou na área hospitalar por alguns anos, mas tão logo que descobriu a Medicina Integrativa decidiu aprofundar nos estudos sobre tratamentos funcionais e desde então não saiu mais.

Também é formada em Estética e Cosmetologia pela UNIBH desde 2019, com especialização em Pré e Pós Operatório, Massoterapia e Podologia.

Com propósito de promover a cura através do cuidado, se dedica integralmente a assistência como ferramenta essencial de cura.

Hoje atua na equipe de enfermagem do Instituto Faustino proporcionando aos clientes uma experiência de qualidade e excelência em assistência.

Talita Rodrigues

Médica, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 2014 e Pós graduada em Dermatologia.

Especialista em Dermatologia Clínica e Estética tem como princípio fundamental tratar e cuidar com o mínimo de intervenção possível, realçando a beleza natural com leveza e durabilidade.

É palestrante e professora em cursos de especialização, especialmente na condução da prática clínica e aperfeiçoamento de outros profissionais.

Adriana Araújo

Descobriu sua paixão pelo cuidado com o próximo desde cedo, sempre prezando pelo carinho e o amor às pessoas ao seu redor, se formou como Técnica de Enfermagem e há mais de 20 anos desenvolve o cuidado, a prevenção e fomenta a saúde por onde atua.

Buscando novos conhecimentos para aperfeiçoar, ainda mais na área, está graduando em Biomedicina agregando conhecimento a sua vasta prática na área de enfermagem.

Há alguns anos atua no time de enfermagem do Instituto Faustino, levando a melhor técnica e proporcionando um atendimento de excelência e de qualidade à todos, seguindo as práticas Ortomoleculares e da Medicina Integrativa.

Maria Luiza

Estudante do último ano de Nutrição, Graduada em Gastronomia, teve o primeiro contato com a Medicina Integrativa através do Instituto Faustino, sendo assistida pelo Dr. Adriano Faustino e equipe com excelentes resultados.

Após experimentar o cuidado de forma integrativa e eficaz para melhora da sua saúde e mudanças de hábitos que trouxeram resultados jamais experimentados por ela, com a qualidade de vida que buscou durante anos para melhorar a sua saúde, se viu apaixonada pela prática Ortomolecular, momento em que decidiu aperfeiçoar os seus conhecimentos iniciando o curso de Nutrição.

Hoje faz parte do time Faustino e agrega a prática gastronômica de anos na elaboração de planos alimentares, associada ao conhecimento nutricional de forma leve e personalizada para cada cliente do Instituto Faustino.

Danielle Vasconcellos

Graduada em Enfermagem há mais de 17 anos e pós graduada em Saúde Materno-Infantil. Especialista em Amamentação e Cuidados Paliativos, além de diversos cursos na área da saúde da mulher, como Laserterapia aplicada em tratamento de feridas, Atuação plena há mais de doze anos em consultorias e assistência domiciliar, com ênfase em Saúde Materno-Infantil e Amamentação.

Hoje aplica e difundi seus conhecimentos teóricos e práticos como enfermeira assistencial e educadora, garantindo uma assistência integral, personalizada e humanizada, bem como a formação e capacitação de profissionais diferenciados na área em que se especializou.

Gabriella Faria

Graduada em Nutrição pela PUC-MG, especialista em Saúde Gastrointestinal, Modulação Intestinal, Saúde da Mulher (Candidíase, SOP, Endometriose etc), Fertilidade do casal e Nutrição Esportiva.

Atua no Instituto Faustino fazendo acompanhamento nutricional, além de acompanhar tentantes e gestantes (curso Suplementação na Gestação), em todo o processo pré, durante e pós gravidez.

Criadora do Protocolo de Tratamento Definitivo da Candidíase e Mentoria sobre Acne para Profissionais de Saúde

Milta Rocha

Especialista em Saúde Mental e Trabalho pela Newton Paiva e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC.

Atua no Instituto Faustino como Psicóloga Integrativa, buscando aperfeiçoar o acompanhamento completo e personalizado, além de auxiliar numa busca por auto conhecimento e uma integração da mente, corpo e espírito. Atua também como Consultora Organizacional e de Carreira, além de ministrar disciplinas em cursos de Graduação e Pós-graduação, bem como treinamento e desenvolvimento nas áreas de Gestão de Pessoas, Liderança, Saúde Mental e Trabalho, Escolha Profissional e Psicologia Aplicada.

Tem diversos artigos, sobre esses temas, publicados em livros especializados, revistas e jornais. Atua há mais de 25 anos, assessorando empresas e pessoas, fazendo orientações de mais de 30 monografias de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, tem também, participação em Congressos Nacionais e Internacionais como participante, palestrante e coordenadora de mesa.

É responsável por um programa internacional para treinamento de brasileiro nos USA, nas universidades americanas University of California – Irvine e Kennesaw State University – Atlanta, Gerorgia.

Dr. Adriano Faustino

Médico formado há quase vinte anos pela UFMG, Palestrante, Pesquisador e Professor Universitário (já lecionou na UFMG, UNI-BH, FASEH), atuou também como Professor na Pós-Graduação da Fundação Unimed e no Mestrado da Faculdade de Direito Milton Campos.

É Especialista em Geriatria, Nutrologia, Oncologia Funcional, Fisiologia Hormonal e Perícias Médicas.

É Membro do grupo Médico de Longevidade Saudável e Fundador do Ambulatório de Síndrome Metabólica do Município de Betim. Um dos colaboradores no Grupo de Acompanhamento Pós-Cirúrgico de Obesidade – Hospital das Clínicas/UFMG.

Atuou muitos anos em unidades de Pronto Atendimento, coordenou as Unidades de Urgência e Emergência por anos e hoje se dedica ao atendimento Clínico Integrativo. Amante dos livros e sempre dedicado aos estudos, debruça em aperfeiçoar os conhecimentos de forma aprofundada em Medicina Integrativa, Quântica, Prática Ortomolecular, Nutrologia, Fisiologia Hormonal, Oncologia e Geriatria.

Realizou inúmeros cursos na área da Saúde Integrativa, tendo realizado pós graduações e cursos intensivos como Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável, Nutrição Funcional, Termografia Médica, Avaliação Biofísica, Medicina Esportiva, Homeostase Hormonal, Abordagem integrativa do Câncer e Workshops.

Atualiza-se frequentemente e acompanha as tendências de como melhorar a saúde com qualidade de vida, considerado a integralidade e a individualidade de cada pessoa.

Dra. Dayse Faustino

Responsável Técnica pela Equipe de Enfermagem do Instituto Faustino, Especialista em Nefrologia, Gestão e Auditoria em Saúde, Pós-graduada em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase – Prevenção e Tratamento de Doenças relacionadas à Idade – coordenado e ministrado pelo Dr. Lair Ribeiro, Escritora, Advogada e Mestre em Direito Público.

Em sua primeira graduação se dedicou a urgência e emergência, mas sempre primou pela prevenção e promoção da saúde, mesmo estando em um ambiente predominantemente curativista.

Fez diversos cursos e pos graduações em gestão, inclusive em Gestão de Mercado pelo Instituto Caprone e Gestão de Negócios na Faculdade Dom Cabral.

Hoje alia a formação em Saúde e Direito para através de seus conhecimentos proporcionar uma experiência de excelência no atendimento no Instituto Faustino.

Dra. Neide Murta

Dra. Neide Murta, formada em Medicina há 25 anos e em Odontologia há 10 anos, ambas pela UFMG. Realizou sua Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica, se especializando, logo após em Prática Ortomolecular.

Realizou também diversos cursos e treinamentos integrativos da Medicina Funcional, Sistêmica e Ortomolecular, bem como, prática em Terapia Sistêmica Familiar pela Clínica Holon, Terapia Neural Koval (Argentina ), Yosette (Colômbia), Peralta (Argentina), Armin Reher (México), Floril (Equador), Altamirano (Equador), dentre outros que agregam ao acompanhamento para melhora da qualidade de vida. Trazendo para a prática uma integração da mente, corpo e espírito, como forma de curar e prevenir.