📞 (31) 3142-0030 • (31) 98615-0030

Saiba como a preocupação pode fazer bem para a saúde

Início » Saiba como a preocupação pode fazer bem para a saúde

Você está sempre preocupado? De acordo com artigo publicado no periódico científico Social and Personality Compass, isso pode fazer bem para sua saúde. Segundo os pesquisadores, a preocupação não serve apenas como um ‘amortecedor emocional‘ contra imprevistos, mas também pode motivar as pessoas a serem proativas e mais saudáveis.

Pessoas que estão constantemente preocupadas se engajam em soluções de problemas obtendo maior sucesso e, por isso, acabam tendo uma performance muito melhor nos estudos e em questões relacionadas ao trabalho. “Acho que há uma falta de compreensão que faz as pessoas se sentirem mal por se preocuparem com algo ou quando dizem: ‘pare de se preocupar tanto’ e coisas do tipo”, disse Kate Sweeny, autora do estudo e professora de psicologia na Universidade da Califórnia,  à revista americana Time.

Preocupação e saúde

Apesar de sua má reputação, faz sentido a preocupação ser considerada um hábito protetivo. Pessoas naturalmente ansiosas costumam seguir regras de segurança e hábitos saudáveis de forma igualmente natural. Usar o cinto de segurança, protetor solar, fazer um check-up e exames regularmente, por exemplo, costumam estar sempre em mente. No entanto, segundo Kate, essa teoria é parcialmente correta, pois existem diferentes nuances de preocupação.

Em um dos estudos apontados no artigo, mulheres que relataram moderada quantidade de preocupação, em comparação àquelas com níveis relativamente baixos ou altos, foram as mais propensas a serem diagnosticadas com câncer e buscarem tratamento. “Níveis baixos ou altos demais de preocupação podem interferir na motivação, mas a quantidade certa interfere sem ‘paralisar’”, explicou.

Na verdade, o artigo sugere uma explicação em três etapas para os efeitos motivadores da preocupação. Primeiro, ela serve como uma sugestão de que certo problema exige atenção. Segundo, mantém a situação como prioridade. A terceira etapa é a ação: o desconforto do problema leva a pessoa a fazer algo para resolvê-lo e fazê-la se sentir melhor.

Preocupar-se com um resultado futuro também pode ajudar as pessoas a lidarem com más notícias, ou fazerem boas notícias parecem ainda melhores. Para a autora, isso explica por que até mesmo pessoas otimistas tendem a esperar o pior sobre assuntos incertos, como revelado em pesquisas anteriores.

Os riscos

Por outro lado, a preocupação excessiva, de fato, apresenta riscos. Pensamentos pessimistas repetitivos têm sido associados a depressão, saúde física instável e doenças mentais. O recente estudo não representou esse tipo de preocupação patológica, mas sim, os ‘preocupados ocasionais’, os que gostam de planejar até mesmo os detalhes, que estão sempre preparados para tudo.

Fonte: http://veja.abril.com.br/saude/saiba-como-a-preocupacao-pode-fazer-bem-para-a-saude/

Artigos Relacionados

Izabela Rodrigues

Técnica de Enfermagem e Instrumentadora Cirúrgica atuou na área hospitalar por alguns anos, mas tão logo que descobriu a Medicina Integrativa decidiu aprofundar nos estudos sobre tratamentos funcionais e desde então não saiu mais.

Também é formada em Estética e Cosmetologia pela UNIBH desde 2019, com especialização em Pré e Pós Operatório, Massoterapia e Podologia.

Com propósito de promover a cura através do cuidado, se dedica integralmente a assistência como ferramenta essencial de cura.

Hoje atua na equipe de enfermagem do Instituto Faustino proporcionando aos clientes uma experiência de qualidade e excelência em assistência.

Talita Rodrigues

Médica, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 2014 e Pós graduada em Dermatologia.

Especialista em Dermatologia Clínica e Estética tem como princípio fundamental tratar e cuidar com o mínimo de intervenção possível, realçando a beleza natural com leveza e durabilidade.

É palestrante e professora em cursos de especialização, especialmente na condução da prática clínica e aperfeiçoamento de outros profissionais.

Adriana Araújo

Descobriu sua paixão pelo cuidado com o próximo desde cedo, sempre prezando pelo carinho e o amor às pessoas ao seu redor, se formou como Técnica de Enfermagem e há mais de 20 anos desenvolve o cuidado, a prevenção e fomenta a saúde por onde atua.

Buscando novos conhecimentos para aperfeiçoar, ainda mais na área, está graduando em Biomedicina agregando conhecimento a sua vasta prática na área de enfermagem.

Há alguns anos atua no time de enfermagem do Instituto Faustino, levando a melhor técnica e proporcionando um atendimento de excelência e de qualidade à todos, seguindo as práticas Ortomoleculares e da Medicina Integrativa.

Maria Luiza

Estudante do último ano de Nutrição, Graduada em Gastronomia, teve o primeiro contato com a Medicina Integrativa através do Instituto Faustino, sendo assistida pelo Dr. Adriano Faustino e equipe com excelentes resultados.

Após experimentar o cuidado de forma integrativa e eficaz para melhora da sua saúde e mudanças de hábitos que trouxeram resultados jamais experimentados por ela, com a qualidade de vida que buscou durante anos para melhorar a sua saúde, se viu apaixonada pela prática Ortomolecular, momento em que decidiu aperfeiçoar os seus conhecimentos iniciando o curso de Nutrição.

Hoje faz parte do time Faustino e agrega a prática gastronômica de anos na elaboração de planos alimentares, associada ao conhecimento nutricional de forma leve e personalizada para cada cliente do Instituto Faustino.

Danielle Vasconcellos

Graduada em Enfermagem há mais de 17 anos e pós graduada em Saúde Materno-Infantil. Especialista em Amamentação e Cuidados Paliativos, além de diversos cursos na área da saúde da mulher, como Laserterapia aplicada em tratamento de feridas, Atuação plena há mais de doze anos em consultorias e assistência domiciliar, com ênfase em Saúde Materno-Infantil e Amamentação.

Hoje aplica e difundi seus conhecimentos teóricos e práticos como enfermeira assistencial e educadora, garantindo uma assistência integral, personalizada e humanizada, bem como a formação e capacitação de profissionais diferenciados na área em que se especializou.

Gabriella Faria

Graduada em Nutrição pela PUC-MG, especialista em Saúde Gastrointestinal, Modulação Intestinal, Saúde da Mulher (Candidíase, SOP, Endometriose etc), Fertilidade do casal e Nutrição Esportiva.

Atua no Instituto Faustino fazendo acompanhamento nutricional, além de acompanhar tentantes e gestantes (curso Suplementação na Gestação), em todo o processo pré, durante e pós gravidez.

Criadora do Protocolo de Tratamento Definitivo da Candidíase e Mentoria sobre Acne para Profissionais de Saúde

Milta Rocha

Especialista em Saúde Mental e Trabalho pela Newton Paiva e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC.

Atua no Instituto Faustino como Psicóloga Integrativa, buscando aperfeiçoar o acompanhamento completo e personalizado, além de auxiliar numa busca por auto conhecimento e uma integração da mente, corpo e espírito. Atua também como Consultora Organizacional e de Carreira, além de ministrar disciplinas em cursos de Graduação e Pós-graduação, bem como treinamento e desenvolvimento nas áreas de Gestão de Pessoas, Liderança, Saúde Mental e Trabalho, Escolha Profissional e Psicologia Aplicada.

Tem diversos artigos, sobre esses temas, publicados em livros especializados, revistas e jornais. Atua há mais de 25 anos, assessorando empresas e pessoas, fazendo orientações de mais de 30 monografias de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, tem também, participação em Congressos Nacionais e Internacionais como participante, palestrante e coordenadora de mesa.

É responsável por um programa internacional para treinamento de brasileiro nos USA, nas universidades americanas University of California – Irvine e Kennesaw State University – Atlanta, Gerorgia.

Dr. Adriano Faustino

Médico formado há quase vinte anos pela UFMG, Palestrante, Pesquisador e Professor Universitário (já lecionou na UFMG, UNI-BH, FASEH), atuou também como Professor na Pós-Graduação da Fundação Unimed e no Mestrado da Faculdade de Direito Milton Campos.

É Especialista em Geriatria, Nutrologia, Oncologia Funcional, Fisiologia Hormonal e Perícias Médicas.

É Membro do grupo Médico de Longevidade Saudável e Fundador do Ambulatório de Síndrome Metabólica do Município de Betim. Um dos colaboradores no Grupo de Acompanhamento Pós-Cirúrgico de Obesidade – Hospital das Clínicas/UFMG.

Atuou muitos anos em unidades de Pronto Atendimento, coordenou as Unidades de Urgência e Emergência por anos e hoje se dedica ao atendimento Clínico Integrativo. Amante dos livros e sempre dedicado aos estudos, debruça em aperfeiçoar os conhecimentos de forma aprofundada em Medicina Integrativa, Quântica, Prática Ortomolecular, Nutrologia, Fisiologia Hormonal, Oncologia e Geriatria.

Realizou inúmeros cursos na área da Saúde Integrativa, tendo realizado pós graduações e cursos intensivos como Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável, Nutrição Funcional, Termografia Médica, Avaliação Biofísica, Medicina Esportiva, Homeostase Hormonal, Abordagem integrativa do Câncer e Workshops.

Atualiza-se frequentemente e acompanha as tendências de como melhorar a saúde com qualidade de vida, considerado a integralidade e a individualidade de cada pessoa.

Dra. Dayse Faustino

Responsável Técnica pela Equipe de Enfermagem do Instituto Faustino, Especialista em Nefrologia, Gestão e Auditoria em Saúde, Pós-graduada em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase – Prevenção e Tratamento de Doenças relacionadas à Idade – coordenado e ministrado pelo Dr. Lair Ribeiro, Escritora, Advogada e Mestre em Direito Público.

Em sua primeira graduação se dedicou a urgência e emergência, mas sempre primou pela prevenção e promoção da saúde, mesmo estando em um ambiente predominantemente curativista.

Fez diversos cursos e pos graduações em gestão, inclusive em Gestão de Mercado pelo Instituto Caprone e Gestão de Negócios na Faculdade Dom Cabral.

Hoje alia a formação em Saúde e Direito para através de seus conhecimentos proporcionar uma experiência de excelência no atendimento no Instituto Faustino.

Dra. Neide Murta

Dra. Neide Murta, formada em Medicina há 25 anos e em Odontologia há 10 anos, ambas pela UFMG. Realizou sua Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica, se especializando, logo após em Prática Ortomolecular.

Realizou também diversos cursos e treinamentos integrativos da Medicina Funcional, Sistêmica e Ortomolecular, bem como, prática em Terapia Sistêmica Familiar pela Clínica Holon, Terapia Neural Koval (Argentina ), Yosette (Colômbia), Peralta (Argentina), Armin Reher (México), Floril (Equador), Altamirano (Equador), dentre outros que agregam ao acompanhamento para melhora da qualidade de vida. Trazendo para a prática uma integração da mente, corpo e espírito, como forma de curar e prevenir.