(31) 3142-0030 | (31) 99885-0169

Entenda as diferenças entre Nutrólogo e Nutricionista

Reeducação alimentar é o princípio pela busca de um corpo e organismo mais saudáveis, na procura desta mudança de hábito com saúde e orientação profissional, encontramos o Nutrólogo e o Nutricionista.

Porém, existem diferenças entre ambos que os encaixam em seu devido papel e mercado, sendo importante ressaltar que a função de ambos é orientar o paciente a se alimentar corretamente, evitando o excesso ou a ausência dos micro e macro nutrientes.

 Além do diploma: entenda as diferenças entre Nutrólogo e Nutricionista

Entre o Nutrólogo e o Nutricionista, a primeira diferença que podemos citar é a sua graduação. O Nutrólogo é um profissional formado em medicina, estudou 6 anos para concluir sua formação acadêmica e se especializou em nutrologia.

Enquanto o Nutricionista cursou nutrição durante 4 anos, sua função é de prescrever a dieta adequada para cada paciente, conforme o metabolismo e a necessidade alimentícia do mesmo. Outro fator que mostra essa diferença, é que o Nutrólogo além de também ter a função do acompanhamento nutricional do paciente, diagnosticando excessos e deficiências no organismo, o nutrólogo é autorizado a receitar medicamentos ao paciente.

Tanto o nutrólogo como o nutricionista possuem, a função de fazer uma reeducação alimentar junto ao seu paciente, buscando passar ao seu paciente a correção de peso, tanto no excesso quanto na falta.

O profissional nutrólogo, possui a compreensão da fisiopatologia das doenças ligadas diretamente aos nutrientes, permitindo atuar diretamente na prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças, contribuindo na longevidade e qualidade de vida do seu paciente.

O Nutrólogo e o nutricionista esclarecem ao seu paciente que doenças nutricionais surgem de fatores mais simples como a anemia ou a ausência de Vitaminas, até aos mais complexos, envolvendo a Obesidade, Hipertensão Arterial, Diabetes Melitus, tipos de Câncer, Anorexia nervosa, Osteoporose, dentre outras.

Estando responsáveis diretamente aos hábitos alimentares de seus pacientes como método de prevenção de doenças, cabe aos profissionais propor ao paciente mudanças de hábitos de vida, em particular, hábitos dietéticos, contribuindo contra possíveis desequilíbrios nutricionais.

Nutrólogo e nutricionista

Podemos então concluir que, cabe tanto ao nutrólogo quanto ao nutricionista acompanhar e incentivar a reeducação alimentar com hábitos benéficos ao organismo, suprindo deficiências e reduzindo os excessos, sendo que ao nutrólogo é permitido o diagnóstico de doenças e tratamento medicamentoso do paciente.

Ambos os profissionais são responsáveis por montar uma dieta individualizada, a partir de uma apuração da análise dos nutrientes presentes no organismo do paciente, indicando os nutrientes corretos em suas devidas proporções.

admin