(31) 3142-0030 | (31) 99885-0169

Conheça os benefícios da Aveia

Saiba mais sobre este poderoso aliado na perda de peso com o nutrólogo Adriano Faustino.

Bastante nutritiva e com alto teor de fibras, a aveia pode ser consumida em forma de flocos ou farelo. Cada derivado apresenta propriedades que influenciam na dieta.

Embora seja naturalmente isenta de glúten, ela contém outra proteína chamada avenalina. No Brasil é cultivada e processada nos mesmos locais que o trigo, a cevada e o centeio, ou seja, cereais que têm glúten, o que provoca a chamada contaminação cruzada.

Dieta do Glútem, emagrece ou é modismo?

aveia

Diferença entre flocos e farelo de aveia

Farinha de Aveia

A farinha é feita a partir da moagem da parte interna do grão. Ou seja, ela descarta as fibras presentes na casca e mantém os carboidratos, as proteínas e os nutrientes, como Magnésio e ferro.

Ela é ideal para substituir a farinha de trigo na preparação de bolos, pães e tortas, entre outras receitas.

Farelo de Aveia

O farelo é obtido através da casca dos grãos. Segundo O nutrólogo Adriano Faustino, é um ingrediente muito rico em fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam no fluxo intestinal e na redução dos níveis de glicose e colesterol ruim (LDL).

Flocos de Aveia

Já os flocos são feitos através dos grãos de aveia inteiros, que são prensados até adquirirem um formato achatado.

Essa é a versão mais completa da aveia, pois mantém todos os componentes do grão, como uma excelente quantidade de fibras, proteínas, carboidratos, ferro e magnésio.

nutrologista indica aveia

Benefícios da aveia

São tantos os benefícios já comprovados do nutriente que fica difícil descrever todos em apenas uma matéria.

Segundo o nutrólogo Adriano Faustino, bastam 3 colheres diárias, para controlar o colesterol, manter normalizada as taxas de açúcar no sangue, fortalecer o sistema imune e prevenir o surgimento de tumores.

Conheça melhor esses benefícios:

  • Auxilia no bom funcionamento intestinal: a fibra auxilia nos movimentos regulares do intestino, e a aveia possui fibras solúveis e insolúveis, se tornando essencial nesse processo;
  • Ajuda na perda de peso: a aveia enche o estômago sem consumir uma grande quantidade de calorias, além disso ela nos mantém saciados por mais tempo;
  • Diminui a absorção de gorduras: A Aveiaé rica em fibras solúveis, e segundo o nutrólogo Adriano Faustino essas fibras são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) sem afetar negativamente o bom colesterol (HDL).
  • Diminui a absorção de açúcares: A fibra solúvel na aveia retarda a digestão do amido, que por sua vez ajuda a prevenir um rápido aumento do açúcar no sangue.
  • Ajuda a reforçar o sistema imunológico e combater infecções
  • Combate a depressão por possuir magnésio e vitaminas do complexo B;
  • Protege o coração: Os antioxidantes naAveia protegem contra doenças cardíacas.

Gostou das dicas? Então deixe seus comentários!

admin