📞 (31) 3142-0030 • (31) 98615-0030

Anabolizantes esteróides e seu uso entre os jovens

Início » Artigos » Anabolizantes esteróides e seu uso entre os jovens

Existe em todo o mundo, atualmente, uma preocupação dos órgãos de saúde pública sobre o uso abusivo de anabolizantes dentro e fora do meio esportivo.

O crescente uso de anabólicos com fins estéticos tem atraído um olhar de alerta cada vez maior para os profissionais da saúde.

A supervalorização do físico pela indústria e comunicação de massa, tem levado os jovens cada vez mais cedo a fazerem consumo exagerado dessa droga.

Um estudo realizado na Universidade de Massachussets com 975 crianças entre 9 e 13 anos, gerou resultados alarmantes.

Foi observado que 32% dos garotos conheciam um colega da mesma idade que estava utilizando esteróides anabólicos. E ainda: 2,7% dos meninos e 2,6% das meninas admitiram consumir tais substâncias.

 

Mas afinal, o que é Anabolizante?

Os esteróides anabolizantes são medicamentos que funcionam como esteróides produzidos por nosso organismo.

Os hormônios esteróides anabólicos androgênicos (EAA) compreendem a testosterona e seus derivados.

Eles são produzidos nos testículos e no córtex adrenal, e promovem as características sexuais secundárias associadas à masculinidade.

Alguns exemplos seriam calvície, pêlos no rosto e no corpo, voz grossa, maior massa muscular, pele mais grossa e maturidade dos genitais.

Na puberdade, produz acne, crescimento peniano e testicular (em relação a comprimento e diâmetro) e fusão da epífise óssea, cessando assim o crescimento em altura.

Os homens produzem cerca de 4 a 9 mg/dia podendo ser aumentada com a prática intensiva de atividade física.

As mulheres produzem cerca de 0,5 mg/dia de testosterona, por isso a maior dificuldade em adquirir hipertrofia muscular.

 

Uso de anabolizantes

Como surgiu a droga?

No ano de 1935, a testosterona foi sintetizada pela primeira vez, e em 1939 começou a ser utilizada para melhorar o desempenho atlético. Nos anos seguintes teve grande proeminência no meio olímpico.

Em 1950, os esteróides anabólicos começaram a ser utilizados no meio clinico no tratamento de pacientes com deficiência nos estrogênios naturais ou que sofriam de doenças caracterizadas por desgaste muscular.

Entretanto ultimamente o anabolizante tem sido grandemente utilizado pelos fisiculturistas profissionais.

Em média um consumo de 90% dos fisiculturistas profissionais do sexo masculino e por 80% dos do sexo feminino, com a esperança de melhorar o desempenho físico e adquirir uma maior hipertrofia muscular.

 

Qual a indicação dos Anabolizantes?

No final da 2ª Guerra Mundial os androgênios eram utilizados no tratamento de pacientes em condições terminais ligadas a debilidade crônica, bem como no traumatismo, em queimaduras, na depressão e na recuperação de grandes cirurgias.

Apenas na década de 50 os esteróides anabólicos começaram a ter maior aceitação médica.

Segundo o nutrologista Adriano Faustino, os anabolizantes possuem vários usos clínicos, tendo como função principal a reposição da testosterona em casos patológicos de deficiência crônica.

Também pode ser utilizada em problemas testiculares, câncer de mama, angioedema hereditário, anemia aplástica, endometriose grave e estímulo do crescimento em caso de puberdade masculina tardia.

O uso estético de anabolizantes vem crescendo a cada ano. Trata-se de uma prática muito perigosa, visto que é feita sem acompanhamento médico e as pessoas usam drogas produzidas clandestinamente sem o controle dos órgãos responsáveis.

o perigo dos anabolizantes

 

Quais os riscos do uso de Anabolizantes?

Muitos jovens, fazem hoje uso indiscriminado de anabolizantes para ficarem “bombados”, afim de se tornarem mais atraentes e fortes para impressionar os amigos e as garotas.

Embora o seu uso seja capaz de trazer esse objetivo, os anabolizantes possuem diversos riscos para a saúde do indivíduo.

Essa semana infelizmente mais uma vida foi ceifada pelo uso abusivo de anabolizantes.

Segundo o G1 o jovem era fisiculturista e participava de competições até no exterior.

Os anabolizantes possuem diversos efeitos colaterais. Segundo o Médico Nutrólogo, Adriano Faustino, o uso abusivo de esteróides pode levar a tremores, acne grave, retenção hídrica, dores nas articulações, aumento da pressão sanguínea.

Observa-se também alteração do metabolismo do colesterol (diminuindo o HDL e aumentando o LDL com elevação do risco de doenças coronarianas), alterações nos testes de função hepática, icterícia e tumores no fígado, policitemia

E ainda problemas como a exacerbação da apneia do sono, estrias e maior tendência às lesões do aparelho locomotor (pois as articulações não estão aptas para o aumento de força muscular).

Além disso, os indivíduos que fazem o uso de anabolizantes injetáveis correm o risco de compartilhar seringas contaminadas e se infectar com os vírus da AIDS ou da hepatite B ou C.

Ainda se observam efeitos colaterais nas particularidades de cada sexo.

No homem, ocorre diminuição ou atrofia do volume testicular, redução da contagem de espermatozoides, impotência, infertilidade, calvície, oligúria e disúria, hipertrofia da próstata e desenvolvimento de mama com ginecomastia nem sempre reversível.

Na mulher, Crescimento de pêlos com distribuição masculina, alterações ou ausência de ciclo menstrual, hipertrofia do clitóris, voz grave e diminuição de seios (atrofia do tecido mamário).

 

Conclusão

Em suma, o uso dos esteróides anabólicos como qualquer outra droga, deve ser sempre avaliada.

Deve-se levar em conta se uso terapêutico sobressai aos efeitos colaterais.

Em doses terapêuticas e sob a supervisão médica, sua administração causa poucos efeitos colaterais, já seu uso de forma indiscriminada, com objetivos estéticos é capaz de trazer graves riscos à saúde.

 

Artigos Relacionados

Izabela Rodrigues

Técnica de enfermagem e instrumentadora cirúrgica atuou na área hospitalar por alguns anos, mas tão logo que descobriu a Medicina Integrativa decidiu aprofundar nos estudos sobre tratamentos funcionais e desde então não saiu mais.

Também é formada em Estetica e cosmetologia pela unibh bh desde 2019, com especialização em pré e pós operatório, massoterapia e podologia.

Com propósito de promover a cura através do cuidado, se dedica integralmente a assistência como ferramenta essencial de cura.

Hoje atua na equipe de enfermagem do Instituto Faustino proporcionando aos clientes uma experiência de qualidade e excelência em assistência.

Talita Rodrigues

Médica, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 2014 e Pós graduada em Dermatologia.

Especialista em Dermatologia Clínica e Estética tem como princípio fundamental tratar e cuidar com o mínimo de intervenção possível, realçando a beleza natural com leveza e durabilidade.

É palestrante e professora em cursos de especialização, especialmente na condução da prática clínica e aperfeiçoamento de outros profissionais.

Adriana Araújo

Descobriu sua paixão pelo cuidado com o próximo desde cedo, sempre prezando pelo carinho e o amor às pessoas ao seu redor, se formou como Técnica de Enfermagem e há mais de 20 anos desenvolve o cuidado, a prevenção e fomenta a saúde por onde atua.

Buscando novos conhecimentos para aperfeiçoar, ainda mais na área, está graduando em Biomedicina agregando conhecimento a sua vasta prática na área de enfermagem.

Há alguns anos atua no time de enfermagem do Instituto Faustino, levando a melhor técnica e proporcionando um atendimento de excelência e de qualidade à todos, seguindo as práticas Ortomoleculares e da Medicina Integrativa.

Maria Luiza

Estudante do último ano de Nutrição, Graduada em Gastronomia, teve o primeiro contato com a Medicina Integrativa através do Instituto Faustino, sendo assistida pelo Dr. Adriano Faustino e equipe com excelentes resultados.

Após experimentar o cuidado de forma integrativa e eficaz para melhora da sua saúde e mudanças de hábitos que trouxeram resultados jamais experimentados por ela, com a qualidade de vida que buscou durante anos para melhorar a sua saúde, se viu apaixonada pela prática Ortomolecular, momento em que decidiu aperfeiçoar os seus conhecimentos iniciando o curso de Nutrição.

Hoje faz parte do time Faustino e agrega a prática gastronômica de anos na elaboração de planos alimentares, associada ao conhecimento nutricional de forma leve e personalizada para cada cliente do Instituto Faustino.

Danielle Vasconcellos

Graduada em Enfermagem há mais de 17 anos e pós graduada em Saúde Materno-Infantil. Especialista em Amamentação e Cuidados Paliativos, além de diversos cursos na área da saúde da mulher, como Laserterapia aplicada em tratamento de feridas, Atuação plena há mais de doze anos em consultorias e assistência domiciliar, com ênfase em Saúde Materno-Infantil e Amamentação.

Hoje aplica e difundi seus conhecimentos teóricos e práticos como enfermeira assistencial e educadora, garantindo uma assistência integral, personalizada e humanizada, bem como a formação e capacitação de profissionais diferenciados na área em que se especializou.

Gabriella Faria

Graduada em Nutrição pela PUC-MG, especialista em Saúde Gastrointestinal, Modulação Intestinal, Saúde da Mulher (Candidíase, SOP, Endometriose etc), Fertilidade do casal e Nutrição Esportiva.

Atua no Instituto Faustino fazendo acompanhamento nutricional, além de acompanhar tentantes e gestantes (curso Suplementação na Gestação), em todo o processo pré, durante e pós gravidez.

Criadora do Protocolo de Tratamento Definitivo da Candidíase e Mentoria sobre Acne para Profissionais de Saúde

Milta Rocha

Especialista em Saúde Mental e Trabalho pela Newton Paiva e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC.

Atua no Instituto Faustino como Psicóloga Integrativa, buscando aperfeiçoar o acompanhamento completo e personalizado, além de auxiliar numa busca por auto conhecimento e uma integração da mente, corpo e espírito. Atua também como Consultora Organizacional e de Carreira, além de ministrar disciplinas em cursos de Graduação e Pós-graduação, bem como treinamento e desenvolvimento nas áreas de Gestão de Pessoas, Liderança, Saúde Mental e Trabalho, Escolha Profissional e Psicologia Aplicada.

Tem diversos artigos, sobre esses temas, publicados em livros especializados, revistas e jornais. Atua há mais de 25 anos, assessorando empresas e pessoas, fazendo orientações de mais de 30 monografias de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, tem também, participação em Congressos Nacionais e Internacionais como participante, palestrante e coordenadora de mesa.

É responsável por um programa internacional para treinamento de brasileiro nos USA, nas universidades americanas University of California – Irvine e Kennesaw State University – Atlanta, Gerorgia.

Dr. Adriano Faustino

Médico formado há quase vinte anos pela UFMG, Palestrante, Pesquisador e Professor Universitário (já lecionou na UFMG, UNI-BH, FASEH), atuou também como Professor na Pós-Graduação da Fundação Unimed e no Mestrado da Faculdade de Direito Milton Campos.

É Especialista em Geriatria, Nutrologia, Oncologia Funcional, Fisiologia Hormonal e Perícias Médicas.

É Membro do grupo Médico de Longevidade Saudável e Fundador do Ambulatório de Síndrome Metabólica do Município de Betim. Um dos colaboradores no Grupo de Acompanhamento Pós-Cirúrgico de Obesidade – Hospital das Clínicas/UFMG.

Atuou muitos anos em unidades de Pronto Atendimento, coordenou as Unidades de Urgência e Emergência por anos e hoje se dedica ao atendimento Clínico Integrativo. Amante dos livros e sempre dedicado aos estudos, debruça em aperfeiçoar os conhecimentos de forma aprofundada em Medicina Integrativa, Quântica, Prática Ortomolecular, Nutrologia, Fisiologia Hormonal, Oncologia e Geriatria.

Realizou inúmeros cursos na área da Saúde Integrativa, tendo realizado pós graduações e cursos intensivos como Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável, Nutrição Funcional, Termografia Médica, Avaliação Biofísica, Medicina Esportiva, Homeostase Hormonal, Abordagem integrativa do Câncer e Workshops.

Atualiza-se frequentemente e acompanha as tendências de como melhorar a saúde com qualidade de vida, considerado a integralidade e a individualidade de cada pessoa.

Dra. Dayse

Responsável Técnica pela Equipe de Enfermagem do Instituto Faustino, Especialista em Nefrologia, Gestão e Auditoria em Saúde, Pós-graduada em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase – Prevenção e Tratamento de Doenças relacionadas à Idade – coordenado e ministrado pelo Dr. Lair Ribeiro, Escritora, Advogada e Mestre em Direito Público.

Em sua primeira graduação se dedicou a urgência e emergência, mas sempre primou pela prevenção e promoção da saúde, mesmo estando em um ambiente predominantemente curativista.

Fez diversos cursos e pos graduações em gestão, inclusive em gestão de mercado pelo Instituto Caprone e gestão de negócios na Faculdade Dom Cabral.

Hoje alia a formação em saúde e direito para através de seus conhecimentos proporcionar uma experiência de excelência no atendimento na Clínica Adriano Faustino.

Dra. Neide Murta

Dra. Neide Murta, formada em Medicina há 25 anos e em Odontologia há 10 anos, ambas pela UFMG. Realizou sua Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica, se especializando, logo após em Prática Ortomolecular.

Realizou também diversos cursos e treinamentos integrativos da Medicina Funcional, Sistêmica e Ortomolecular, bem como, prática em Terapia Sistêmica Familiar pela Clínica Holon, Terapia Neural Koval (Argentina ), Yosette (Colômbia), Peralta (Argentina), Armin Reher (México), Floril (Equador), Altamirano (Equador), dentre outros que agregam ao acompanhamento para melhora da qualidade de vida. Trazendo para a prática uma integração da mente, corpo e espírito, como forma de curar e prevenir.